segunda-feira, 29 de abril de 2013

Características de Deadlock

Em deadlock os processos nunca terminam a sua execução e os recursos disponíveis ficam ocupados, impedindo assim que outros processos possam ser executados.
A seguir é abordado sobre as quatro condições necessárias que devem ocorrer simultaneamente para caracterizar uma situação de deadlock em um sistema, somente existirá um deadlock se as quatro condições forem estabelecidas, pois uma é dependente da outra:

  1. Exclusão mútua. Ao menos um recurso do sistema não poderá ser compartilhado entre os processos, este recuso pode atender a somente um processo de cada vez. Se outro processo estiver precisando desse recurso o mesmo deve esperar até que o recurso seja liberado.
  2. Posse e espera. Um processo deve estar ocupando pelo menos um recurso do sistema, e esperando para adquirir outros recursos de sua necessidade, e os recursos que esse processo está esperando para adquirir deve estar ocupado por outros processos.
  3. Inexistência de preempção. Os recursos não podem ser interrompidos, um recurso so pode ser liberado após ter sido desocupado pelo processo que o ocupava, assim o processo que estava em espera pode assumir o recurso.
  4. Espera circular. Deve existir um conjunto de processos de modo que os mesmos sigam uma ordem, ou seja, o processo de ordem 0 deve esperar o recurso que está sendo ocupado pelo processo de ordem 1, o processo de ordem 1 deve esperar o recurso que está sendo ocupado pelo processo de ordem 2 e assim sucessivamente em todo o conjunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário